Governo vai entregar 113 retroescavadeiras para prefeituras

Cronograma prevê nova etapa de entrega em fevereiro de 2020, totalizando 212 retroescavadeiras.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza no dia 28 de novembro, às 9h30, na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia (GO), a entrega de 113 retroescavadeiras às Prefeituras contempladas (lista abaixo) por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O contrato é resultado de emenda parlamentar da bancada federal goiana.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, parlamentares, prefeitos de municípios contemplados e demais convidados participarão da solenidade. A entrega será feita apenas aos municípios que estão com a documentação regular e cujos prefeitos assinaram o Termo de Cessão de Uso. De acordo com o cronograma estabelecido pela Seapa, em fevereiro de 2020 serão entregues novas máquinas, totalizando 212 retroescavadeiras. O maquinário será cedido pelo prazo de 60 meses aos municípios.

Beneficiados

A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foi possível por causa de emenda parlamentar da bancada federal goiana, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões. Em etapas anteriores – que começaram em março deste ano -, foram entregues máquinas e equipamentos entre caminhões basculantes, caminhões pipa, tratores agrícolas (mais plana) e motoniveladoras aos municípios contemplados. No total, somando as entregas já feitas e as duas etapas de entregas de retroescavadeiras, serão 545 maquinários às Prefeituras goianas.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas máquinas são importantes, porque contribuem para que as prefeituras possam realizar diferentes serviços. “Esse maquinário já tem feito a diferença no trabalho realizado pelas Prefeituras goianas e farão ainda mais. São equipamentos que ajudam na manutenção e na preservação de estradas, no desenvolvimento dos municípios e proporcionam melhoria na qualidade de vida para a população”, destaca.

A Prefeitura de Santa Cruz de Goiás foi uma das beneficiadas com a entrega do maquinário no início deste ano. De acordo com o prefeito Mateus Felix Lopes, o município recebeu um caminhão e um trator com concha agrícola. “Essas máquinas têm sido utilizadas na pasta que cuida da manutenção de estradas vicinais. Além disso, estão sendo utilizadas na construção de pontes, mata-burros e bueiros. Nosso município é muito grande, com mais de mil propriedades rurais. Então, esse maquinário veio em ótima hora”, destaca.

Ele acrescenta ainda que a administração atual tem tomado cuidado para manter os equipamentos em perfeito estado de conservação para que, com isso, o serviço seja prestado de uma forma constante para a população. “No último mandato, a administração de Santa Cruz de Goiás teve cinco prefeitos. Então a Prefeitura, com relação aos maquinários, ficou em um estado deplorável, praticamente sucateados. Nós reformamos muitos equipamentos, mas estes cedidos pelo governo estadual foram nossa salvação, inclusive sendo utilizados para atender o pequeno produtor e o agricultor familiar”, ressalta.

A Prefeitura de Itumbiara também recebeu maquinário do contrato de repasse de patrulha mecanizada. Foram uma motoniveladora e um caminhão basculante. Segundo o prefeito José Antônio, as máquinas foram integradas à frota do município para a realização de manutenção de estradas vicinais. “Representam um importante reforço e assim possibilitam garantir uma melhor trafegabilidade aos usuários, especialmente nesse período de plantio, no transporte escolar e no futuro escoamento da safra de grãos e cana-de-açúcar. Esses equipamentos proporcionam ganhos econômicos e sociais, além de maior segurança e conforto a todos usuários das vias”, enfatiza.


Confira a lista de municípios que serão contemplados nesta primeira etapa do dia 28: 

Água Fria de Goiás - Água Limpa - Alexânia - Anicuns - Aparecida do Rio Doce - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Araguapaz - Arenópolis - Baliza - Barro Alto - Bela Vista de Goiás - Bom Jardim - Bonópolis - Brazabrantes - Britânia - Cachoeira Dourada - Campestre de Goiás - Campinorte - Campos Limpo de Goiás - Caturaí - Cezarina - Chapadão do Céu - Cocalzinho de Goiás - Córrego do Ouro - Corumbaíba - Divinópolis - Doverlândia - Estrela do Norte - Fazenda Nova - Flores de Goiás - Gameleira deGoiás - Goiandira - Goiatuba - Guapó - Guaraíta - Guarinos - Iporá - Itaberaí - Itaguaru - Itajá - Itapuranga - Ivolândia - Jaupaci - Marzagão - Mineiros - Moiporá - Monte Alegre de Goiás - Montes Claros de Goiás - Morrinhos - Mossâmedes - Mozarlândia - Mutunópolis - Niquelândia - Nova Aurora - Novo Brasil - Novo Gama - Ouro Verde de Goiás - Padre Bernardo - Palestina de Goiás - Palmeiras de Goiás - Panamá - Petrolina - Piranhas - Porangatu - Portelândia - Professor Jamil - Rialma - Rianápolis - Santa Helena de Goiás - São Francisco de Goiá - São Luís de Montes Belos - São Miguel do Araguaia - Serranópolis - Simolândia - Taquaral de Goiás - Teresina de Goiás - Três Ranchos - Trombas


Serviço:

Solenidade de entrega de 113 retroescavadeiras às prefeituras contempladas por meio de contrato de repasse de patrulha mecanizada

Data: quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019 

Horário: 9h30

Local: Goinfra

Av. Governador José Ludovico de Almeida, nº 20 (BR-153, km 493,5) – Conjunto Caiçara, Goiânia (GO)


Comunicação Setorial Seapa

Categoria:Notícias Boas Novas